terça-feira, 4 de novembro de 2014

PEDAGOGIA DE HOJE

Rubem Alves: "A escola de hoje em dia é chatíssima. Isso explica o desinteresse das crianças"

Falecido neste ano(2014), RUBEM ALVES, deu uma entrevista a Revista EDUCAR PARA CRESCER, falando sobre a escola de hoje, leia a íntegra em: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/entrevista-rubem-alves-471231.shtml




Rubem Alves (1933-2014) foi um consagrado escritor brasileiro, autor de livros como A Escola Com Que Sempre Sonhei e Ao Professor, Com o Meu Carinho, além de importante pensador e crítico da Educação do nosso país. Em maio de 2009, concedeu com exclusividade uma entrevista ao Educar para Crescer, quando questionou o modelo clássico de ensino, no qual o professor se preocupa apenas em passar conteúdos aos seus alunos. "Esse modelo não funciona mais. [...] É preciso saber quais perguntas os alunos estão fazendo. O ensino tem a ver com a capacidade de fazer perguntas. Isso desenvolve a inteligência", defende. 


Para o também psicanalista e professor emérito da Unicamp, as escolas de hoje em dia estão muito desinteressantes, sobretudo porque não estão lidando com questões cruciais da vida das crianças, ou seja, não estão aproveitando o seu entorno. "As crianças têm interesse por aquelas coisas ao alcance de suas mãos. Não adianta trabalhar com abstrações", explica. 



Defensor convicto do fim do vestibular, Rubem Alves propôs uma forma alternativa de selecionar alunos que querem ingressar numa universidade. "Eu proponho sorteios", radicalizou o educador, que logo explicou: "Seria um exame nacional, do tipo Enem, para ver se os alunos atingem o mínimo de conhecimento. O exame teria, portanto, duas notas: passou ou não passou. Aqueles que tivessem passado por essa fase, iriam para o sorteio". 



Mas por que um sorteio? Segundo ele, para eliminar a questão das cotas, uma vez que as minorias discriminadas teriam tanta chance quanto qualquer outro aluno. "As cotas criam muita raiva entre os que entraram assim e quem entrou por esforço próprio", finalizou.
FONTE: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/entrevista-rubem-alves-471231.shtml


Após a leitura do  texto, na sua opinião de aluno e/ou professor, como está nossa escola hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário