domingo, 16 de novembro de 2014

Construíndo uma política de educação em gênero e diversidade

Construíndo uma política  de educação em gênero e diversidade

Durante todo o século XX e início do século XXI as lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade têm sido constantes. Todavia, o predomínio de atitudes e convenções sociais discriminatórias, em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente quanto naturalizada.

O Brasil tem conquistado importantes resultados na ampliação do acesso e no exercício  dos direitos, por parte de seus cidadãos. No entanto, há ainda imensos desafios a vencer, quer do ponto de vista objetivo, como a ampliação do acesso à educação básica e de nível médio, assim como do ponto de vista subjetivo, como o respeito e a valorização da diversidade. As discriminações de gênero, étnico-racial e por orientação sexual, como  também a violência homofóbica, são produzidas e reproduzidas em todos os espaços  da vida social brasileira. A escola, infelizmente, é um deles.

Não bastarão leis, se não houver a transformação de mentalidades e práticas, daí o papel estruturante que adquirem as ações que promovam a discussão desses temas, motivem a reflexão individual e coletiva e contribuam para a superação e eliminação de qualquer tratamento preconceituoso. Ações educacionais no campo da formação de profissionais, como o curso Gênero e Diversidade na Escola, são fundamentais para ampliar a compreensão e fortalecer a ação de combate à discriminação e ao preconceito.

Ministra Nilcéa Freire
Ministro Edson Santos
Ministro Fernando Haddad

FONTE:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarMateriais.htmlbusca=diversidade&categoria=360&x=14&y=7

ACESSE MATERIAL PARA PESQUISA EM:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015510.pdf

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